quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Perdoe as ofensas

Façam todo o possível para viver em paz com todos (Rm 12,18).


Se alguém disser que você é inútil, não presta prz nada, é fraco e não tem capacidade para uma tarefa, ou qualquer outra expressão ofensiva, o que fazer? Nossa tendência humana é olhar para o outro e retribuir as ofensas com palavras degradantes que o descrevem, (ou ao menos expressam nossa raiva)e guardar no coração o que foi dito. Uma ofensa aqui, outra ali, e logo temos acumulada tanta amargura que não conseguimos mais nos relacionar com as pessoas. Porém, com certeza essa não é a atitude que Deus espera que tomemos. Ele sabe que guardar maus sentimentos só nos fará mal, então espera que perdoemos quem nos ofendeu. Se alguém falou palavras terríveis contra você, perdoe e entregue a situação para Deus. O nosso procedimento exemplar, como perdoar sem que o outro peça perdão e sem depender da dor que nos causou, pode levar pessoas a glorificar a Deus e até silenciar os insensatos. Precisamos tratar a todos com respeitoe seguir o exemplo de Cristo que, insultado, não revidou humanidade, inclusive dos ofensores, para que pelo sacrifício de sua vida tivéssemos o perdão e acesso a Deus. Ele conhece nosso sofrimento e nos ``vingará`` se este for seu propósito. Ele fará algo, em seu tempo e a seu modo. Em Rm 12.9-21, Pualo dá uma série de conselhos práticos para nossos relacionamentos: amar sinceramente, honrar e dedicar-se aos outros, abençoar os que nos perseguem, não retribuir o mal e buscar ter paz com todos. Portanto, façamos somente o bem, isso não nos tornará melhores nem concede vida eterna, mas melhorara nossos relacionamentos e agradará a Deus.

FAÇA COMO JESUS: RETRIBUA O MAL COM O BEM!

Palavras de vida

Dirige-me pelo caminho dos teus mandamentos, pois neles encontro satisfação (Sl 119,35)


Através deste salmo que acabamos de ler, percebemos a beleza e a importância da Palavra de Deus em nossa vida. Para muita gente, a Bíblia é um livro chato, difícil de entender, moralista e ultrapassado. Mas engana-se muito quem pensa assim. Este salmo é um exemplo disso: fala da alegria e dos resultados de procurar viver de acordo com a Palavra de Deus. Além disso, a Bíblia não é um livro que nos condena a cada página. Pelo contrário, ela é extremamente honesta em sua visão do ser humano, mostrando suas mazelas, muitas vezes sem fazer julgamentos, e aponta sempre o caminho da vida, do perdão e da graça de Deus. Apesar de a Bíblia ter sido escrita em línguas, culturas e épocas totalmente diferentes da nossa, ela é atual, pois seus princípios se aplicam a qualquer tempo e cultura. Ela revela o amor de Deus por nós e nos ensina a viver uma vida digna, equilibrada e cheia de significado. Acima de tudo ela mostra o caminho que Deus trilhou em busca do ser humano que teima em se afastar dele, e como ele foi até as últimas consequências na busca pelo homem, em Cristo Jesus. Ela revela o Deus que nos ama, nos quer, nos aceita e nos perdoa. A Bíblía conta uma história de amor. Não um amor romântico com final feliz, mas o amor obstinado do Deus que ama sem colocar condições. Leia a Bíblia, mas não por obrigação religiosa, leia como quem saboreia seu prato preferido, leia com o coração aberto para que Deus revele seu amor a você a cada página.

PRESTAR ATENÇÃO QUANDO DEUS FALA TRAZ VIDA.

Novo ano

(Jesus diz): Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem (Jo 10,14).


Não sei em que condições você se encontra nem como está o seu relacionamento com Deus, mas quero lhe dizer que nosso desejo para este novo ano é que você viva um relacionamento profundo com o senhor. Que você experimente seu auxílio e a resposta as suas orações, e que cante músicas para agradecer tudo o que ele faz com você. Deus cuida de seus filhos e os guia como pastor. O grande e único Deus é meu pastor! Não há nada e ninguém maior que Deus, e é dele que precisamos para o novo ano. Que nossa confiança possa estar sempre depositada nele. Davi cuidou das ovelhas de sua família antes de ser ungido rei sobre Israel. Ele sabia muito bem o que isto exigia - atenção, proteção, provisão. Com esta informação, podemos ver que ele é uma simples ovelha sob o cuidado do Grande Pastor. Debaixo desta proteção, as ovelhas não sentem falta de nada. Parece impossível, pois aos nossos olhos sempre nos falta alguma coisa. Porém, quando confiamos em Deus, ele supre tudo o que for necessário para nossa sobrevivência, assim como faz o pastor com suas ovelhas. Que neste novo ano você experimente Deus, de fato, e não de ouvir falar pelas experências dos outros. Tenha intimidade com o Pai e conheça Cristo, o bom pastor que deu sua vida pelas ovelhas. Que você veja, dia após dia, as maravilhas que Deus opera em sua vida e na dos outros. Não corra atrás de ilusões ou falsos deuses que apenas servem para desviar a sua atenção do Deus verdadeiro. Entregue tudo a ele e siga seus ensinos registrados em sua Palavra, a Bíblia. Experimente como a sua vida será diferente se Deus estiver no comando. Ouça a voz do Senhor e obedeça ao que ele mandar. Fazendo isso, este ano tem tudo para ser muito bom!

COMO UM PASTOR GUIA SUAS OVELHAS, DEUS QUER GUIAR-NOS AO LONGO DO ANO!