segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Alicerces

O Deus de toda a graça...os porá sobre firmes alicerces (1Pe 5,10)

Moro no segundo andar de um prédio, ao lado de um hotel que esta sendo ampliado. Todos os dias obseervo pela janela do quarto a evolução do trabalho e cada um dos passos da construção. Primeiro, o local foi definido e a terra aplainada. Depois o terreno passou passou por um processo de consolidação. Em seguida, areia e cimento foram usados para preparar o lugar onde serão colocados os alicerces do prédio. Nessa semana foram assentados, dando a ideia do tamanho do novo prédio.
Observando os trabalhadores, percebo como a tarefa requer deles grande paciêcia e cuidado.
Deus restaurará, confirmará, dará forças e porá sobre firmes alicerces os seus filhos.
Paulo afirma que somos edifícios de Deus (1Co 3.9b)e, para sermos bons edifícios, precisamos passar por todas as etapas de construção. Pedro descreve o processo: Deus nos restaurará, preparando-nos como o terreno para o prédio que vai ser construído. Depois no confirmará, ou seja, nos dará firmeza. Então haverá o momento de recebermos forças, sustentados pelos alicerces que é o próprio Senhor Jesus Cristo (1Co 3.11). Tudo isso o construtor precisa executar com grande paciência e cuidado. Ele não pode omitir nenhuma das etapas, ou o projeto final correrá o risco de desabar. Somos edifícios de Deus, construídos de acordo com o tempo e a vontade dele. Depois de bem alicerçados, poderemos assentar um a um os tijolos que comporão o seu projeto para nossa vida.

DEUS NOS OFERECE O ALICERCE E AS INSTRUÇÕES PARA CONSTRUIRMOS BEM A NOSSA VIDA.

Certeza furada

Samuel viu Eliabe e pensou: Com certeza é este que o Senhor quer ungir (1Sm 16,6)

Quantas vezes passamos por situações semelhantes a que lemos hoje! Samuel tinha certeza que estava diante do candidato certo, aquele que Deus tinha escolhido para ser rei de Israel. Mas estava enganado. Eliabe tinha todas as características para ser rei pelos critérios de Samuel, mas não pelos de Deus.
O profeta tinha um relacionamento íntimo com o Senhor e era um homem de Deus, maduro e líder experiente. O próprio Deus ordena que ele ungisse o futuro rei de Israel, substituto de Saul, que se tinha desqualificado para a tarefa e fora rejeitado por Deus. Ao ver o porte físico avantajado de Eliabe e sabendo que este era o filho primogênito de Jessé, Samuel teve certeza: estava diante daquele que Deus havia escolhido para ser ungido. Mas não era.
Samuel estava no cumprimento de uma missão recebida de Deus e para tal tarefa deve ter orado e se consagrado ao Senhor. Ainda assim errou. Samuel tinha certeza, mas estava enganado.
Certamente você também já passou por situação semelhante. Quantas vezes nos precipitamos e tomamos uma decisão, convictos de que é uma resposta de Deus e depois descobrimos que não era. Ainda bem que Samuel foi cuidadoso e, mesmo lhe parecendo que estava diante do homem certo, aguardou a orientação que Deus lhe daria em seguida. Só agiu depois que Deus mostrou claramente qual dos filhos de Jessé ele tinha escolhido. Como é enganoso o coração humano.
Precisamos aprender com essa história que nem tudo o que parece é. Devemos agir com cautela e ter certeza de que a resposta vem, de fato, de Deus. Muitas vezes, Satanás nos dá uma convicção errada, para nos fazer sofrer e nos desviar dos propósitos que Deus tem para nossa vida. Tome cuidado e não se deixe enganar, nem mesmo por seu próprio coração.

CERTEZA MESMO SÓ TEMOS QUANDO A ORIENTAÇÃO VEM DO SENHOR!