quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Nada de orgulho

SENHOR, o meu coração não é orgulhoso e os meus olhos não são arrogantes. Não me envolvo com coisas grandiosas nem maravilhosas demais para mim (Sl 131,1)

Não se deixe dominar pelo orgulho. Você precisa saber quem você é e tratar de ser quem realmente é. Deus deseja que você cresça espiritual e emocionalmente, talvez até financeiramente e socialmente. Enfim, Deus deseja que você alcance uma condição em que seu santo nome seja exaltado. Entretanto o que Deus não deseja é que o seu crescimento seja forjado por recursos contrários a sua Palavra. Você não é obrigado a alcançar conquistas insanas, construir fortunas desnecessárias, nem bater recordes demasiados. Você deve lutar por seus objetivos, mas sem se tornar escravo de uma desastrosa e amarga "corrida de ouro", em que tudo gira apenas em torno de você mesmo. Tal atitude não gera nada além de orgulho. Deus abençoe o ser humano humilde por que este sabe preservar o que realmente tem valor. O humilde preserva os bens mais valiosos da humanidade:"conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, por que Deus mesmo disse: "nunca o deixare, nunca o abandonarei" (Hb 13.5).
Humildade não significa pobreza, pois até um homem rico pode ser humilde, e da mesma forma um homem pobre pode ser orgulhoso. A humildade está relacionada ao que somos e ao que temos. Feliz é o humilde, pois sabe exatamente onde encontrar a paz, pois como bem disse Agostinho de Hipona: "O orgulho não é grandeza, é inchaço. O inchaço é grande, mas não é saudável".

FELIZ É O HOMEM HUMILDE. SEJA FELIZ, HUMILHE-SE DIANTE DE DEUS.